sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sete motivos para um professor criar um blog

A  tecnologia abre tantas possibilidades de trabalho para um professor mais uma: o blog que  um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. É um fórum, a discussão.

Sete motivos para o professor criar um blog:
1-     É divertido- Nada legitima mais uma atividade do que o fato dela ser divertida. E criar e manter um blog tem essa atratividade. pois é muito legal expor nossas idéias e em pouco tempo vermos nos comentários a repercussão delas e comentar em outros blogs.

2-     Aproxima professor e alunos- O blog cria um excelente canal de comunicação entre o professor e o aluno e faz isso em um meio conhecido por eles.
.
3-     Permite refletir sobre suas colocações- O blog com a possibilidade de que cada post seja comentado opotuniza que o professor reflita sobre suas colocações e estimula a reflexão fundamental para o seu crescimento profissional.

4-     Liga o professor ao mundo- Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que abre janelas para o mundo e conecta o leitor com as fontes,
5- Amplia a aula- Através do blog o professor amplia a sua aula pois abre espaço para a discussão e para a pesquisa.

6-     Permite trocar experiências com colegas- E essa troca de uma forma muito agradável e sem cobranças.

7-     Torna o trabalho visível- O professor tem necessidade de mostrar o seu trabalho e compartilhar suas experiencias e o blog lhe permite fazer isso e ainda com o ganho delas serem comentadas.

Blogs como ferramentas pedagógicas

O professor tem inúmeros motivos para utilizar os blogs pedagógicamente.
Um dos principais é o fato de ao utilizá-lo apropximar-se mais de seu aluno, pois vai estar compartilhando de uma ferramenta que faz parte do seu universo e que ele domina muitíssimo bem. Além se aproximar aluno e professor a utilização de blogs em sala de aula de certa maneira modifica esta relação fazendo com os dois sejam bem mais atuantes, estimulando a criatividade, a axpressão e a autonomia a medida em que tem que pesquisar,produzir textos e postar comentários.
Outro aspecto  é o uso de blogs para troca de experiências e informações entre os professores e a possibilidade deles divulgarem as suas produções pedagógicas.
Particularmente estou pensando em usar este blog para agilizar as tarefas da supervisão, servindo como um espaço virtual de discussão das questões pedagógicas da escola.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Projeto Político Pedagógico




O projeto Político Pedagógico  e um dos documentos fundamentais para a organização da vida de uma escola . Em 2010 , iniciamos            na   Escola as discussões para a elaboração de um novo  e é para contribuir com essa discussão  que  publiquei algumas informações aqui no blog sobre o PPP.

PPP- finalidade e importância

Finalidade

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
O PPP é diferente de planejamento pedagógico. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação:
- Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana)
- Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
- Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
- Político: direcionamento hierárquico, regras...


Importância de um Projeto para a escola

A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam. Uma boa sugestão é nomear comissões de pais e encarregá-las de organizar campeonatos esportivos nos finais de semana na quadra da escola, cuidar dos banheiros ou da biblioteca.
* Texto Fragmentado do material didático - Projeto Político Pedagógico/ A Identidade da Escola
Sistema de Ensino Portal Educação e Sites Associados

PPP - Definição

Regina Aparecida Freitas da Costa Diniz em texto publicado em 7/12/2008EducaçãoAvaliação define o Projeto Político Pedagógico da seguinte maneira:

O conceito de Projeto Político Pedagógico no sentido etimológico do termo projeto vem do latim projectu – particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio, empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação (Ferreira, 1975:144).

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico de escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sóciopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. "A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, apud Silva, 1997: 13).

Na dimensão pedagógica reside a possibilidade de efetivação da intencionalidade da escola, que é formação do cidadão participativo, responsável compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/12278/1/Projeto-Politico-Pedagogico/pagina1.html#ixzz1C98MYWxh

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Escola é vida

Apresentação

Este blog foi criado pela professora Rosemere Fachel de Medeiros Gambôa, supervisora da E. E. Maurício Sirotsky Sobrinho com o objetivo de divulgar as atividades da supervisão e a comunicação.