PROVINHA BRASIL – ETAPA - 2 - LEITURA
– 2013
Quem realizou? Os alunos do terceiro
ano, 70 dos 76 alunos matriculados.
Qual o resultado da Escola Maurício
Sirotsky Sobrinho?
Não tem
nenhum aluno no nível 1.
Tem 5 alunos
no nível 2.
Tem 16
alunos no nível 3.
Tem 39
alunos no nível 4.
Tem 10 alunos no nível 5.
Analisando os resultados da Escola, com
base nas recomendações do Guia de correção e interpretação dos resultados da
provinha Brasil, constata-se que quase 70% dos alunos está nos níveis 3 ou 4 e
cerca de 15% dos alunos está no nível 5. Assim sendo, a maioria dos alunos
atingiu o mínimo esperado ao término do segundo ano de escolaridade.
A partir dos resultados o que podemos
trabalhar para que os alunos avancem.
É
necessário um atenção especial aos alunos que estão no nível 2, pois ao final
do segundo ano de escolaridade deveriam ter atingido pelo menos os níveis 3 ou
4.
NÍVEL 2
Os
alunos que estão no nível 2 já consolidaram habilidades referentes ao
conhecimento e ao uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e
sons. Embora ainda apresentem dificuldade de leitura de palavras de ortografia
mais complexa. Neste nível iniciam a leitura de palavras com vários tipos de
estruturas silábicas. Eles demonstram, por exemplo, habilidade de:
·
relação
entre letras e sons;
·
ler
palavras compostas por sílabas formadas por consoante/vogal;
·
ler
algumas palavras compostas por sílabas formadas por consoante/vogal/consoante
ou por consoante/consoante/vogal;
·
reconhecer
palavras de formação silábica canônica escritas de diferentes formas.
Sugestões de atividades:
·
É
importante introduzir o domínio das regularidades e irregularidades
ortográficas da Língua Portuguesa. Esse trabalho pode ser feito de forma
reflexiva e lúdica, como palavras cruzadas, charadas e caça-palavras.
·
Incentivar
o desenvolvimento de estratégias para a leitura de pequenos textos com
fluência.
·
Desafiar
os alunos a escreverem textos úteis em sua interação social como bilhetes,
convites cartas, avisos, regras de jogos e brincadeiras, além de histórias.
NÍVEL 3
Os
alunos que estão no nível 3 já consolidaram a capacidade de ler palavras de
diferentes tamanhos e padrões silábicos, conseguem ler frases com sintaxe
simples (sujeito+ verbo+objeto) e utilizam algumas estratégias que permitem ler
textos de curta extensão. As capacidades reveladas neste nível são, por
exemplo:
·
ler
palavras compostas por sílabas canônicas ou não canônicas (vc, vvc, ccv, ccvc,
ccvcc);
·
identificar
o número de sílabas de palavras;
·
ler
frases de sintaxe simples com o apoio de imagens;
·
localizar
informações por meio de leitura silenciosa, em uma frase ou textos curtos de
aproximadamente 5 linhas.
Sugestões de atividades:
·
Intensificar
o trabalho contos, poemas e histórias em quadrinhos para ampliar a compreensão
leitora de um texto ou textos relacionados entre si.
·
Realizar
produções textuais coletivas ou individuais de gêneros diversificados que
privilegie o universo infantil, evoluindo para textos menos familiares.
·
Explorar
estratégias como da leitura em voz alta, recitação de poemas ou interpretação
cênica a fim de atingir a fluência leitora e despertar o interesse pela
aprendizagem da língua escrita.
Nível 4
No nível
4, os alunos leem textos mais extensos (aproximadamente 8-10 linhas) na ordem
direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples
(sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Nesses
textos, são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e
compreender qual o assunto do texto.
São
exemplos de habilidades demonstradas pelos alunos deste nível:
·
Localizar
informações explícitas em textos pequenos e médios;
·
Identificar
a finalidade de textos de gêneros variados, como bilhetes, sumário, convite,
cartaz, livro de receitas;
·
Identificar
o assunto de um texto médio a partir da
leitura individual;
·
Fazer
inferências simples.
Os
alunos que se encontram neste nível estão alfabetizados, e o trabalho
pedagógico deverá centrar-se na direção de ampliar as habilidades relativas ao
letramento, que envolvem a compreensão e o uso de textos variados, com
estrutura mais complexa e temas diversificados e que circulem em diferentes
esferas sociais.
Neste
nível estão descritas habilidades a serem alcançadas ao fim do segundo ano de
escolarização e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes.
Nível 5
Neste
nível, os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e
compreensão do princípio alfabético.
Para
alem das habilidades dos outros quatro níveis demonstram, por exemplo:
·
Compreender
textos de diferentes gêneros e complexidade diversa, identificando o assunto
principal e localizando informações não evidentes, além de fazerem inferências.
Os alunos do nível 5 apresentam um excelente
desempenho de aprendizagem, mas devem continuar progredindo em seu processo leitor/escritor
competente ao longo da escolaridade dos anos iniciais.
A questão
que fica agora é como os conteúdos de Língua Portuguesa do terceiro ano nos
ajudam no desenvolvimento do processo leitor/escritor de nossos alunos e o que
deveríamos priorizar.
Conteúdos
de Língua Portuguesa do terceiro ano:
·
Leitura
silenciosa e oral (entonação, respeitar a pontuação)
·
Interpretação
de texto
·
Produção
de texto
·
Encontro
vocálico e consonantal
·
Separação
de sílabas (classificação quanto ao número de sílabas)
·
Substantivo
– tipos (próprio, comum e coletivo)
·
Substantivo
– gênero, número e grau
·
Sinônimos
e antônimos
·
Dificuldades
ortográficas (d/t, f/v, dr, cr, fr, gr, m antes de p e b)
·
Tipos
de frases (afirmativa, negativa, interrogativa)
·
Pontuação
·
Artigos
(definido e indefinido sem a nomenclatura)
·
Adjetivo
·
Verbo
(como ação - presente, passado e futuro = ontem, hoje e amanhã)
·
Uso
do dicionário
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