quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PPP - Definição

Regina Aparecida Freitas da Costa Diniz em texto publicado em 7/12/2008EducaçãoAvaliação define o Projeto Político Pedagógico da seguinte maneira:

O conceito de Projeto Político Pedagógico no sentido etimológico do termo projeto vem do latim projectu – particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio, empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação (Ferreira, 1975:144).

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico de escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sóciopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. "A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, apud Silva, 1997: 13).

Na dimensão pedagógica reside a possibilidade de efetivação da intencionalidade da escola, que é formação do cidadão participativo, responsável compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/12278/1/Projeto-Politico-Pedagogico/pagina1.html#ixzz1C98MYWxh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário favor assinar e informar seu e-mail.